Com a chegada do novo ano letivo, as escolas de vários pontos do mundo, retomaram as aulas presenciais. Devido à situação do novo Coronavírus o regresso escolar veio com algumas restrições e medidas sanitárias.
Em Portugal o regresso às aulas começou de forma presencial, com um ano letivo mais longo, uso obrigatório de máscara e distanciamento de dois metros dentro das salas.
Já na Dinamarca, o primeiro país europeu a voltar às aulas ditas normais, inicialmente só reabriram o ensino primário enquanto os alunos do ensino secundário e universitário continuaram com as aulas à distância mais um mês. Este país reabriu as escolas com o uso obrigatório de máscara, distanciamento de dois metros, lavagem obrigatória das mãos de uma em uma hora e a proibição de reunião de professores, sendo estas feitas à distância.
A França optou pelo retorno gradual, após um mês e meio em confinamento, a reabertura começou também pelas pré-escolas. Contudo, das milhares instituições que reabriram, 70 precisaram de ser novamente fechadas devido ao aparecimento de novos casos de Covid-19. Este país aderiu medidas obrigatórias para um bom funcionamento escolar, nas quais se destacaram a redução do número de alunos nas salas com o máximo de 15 pessoas, o ensino híbrido que consiste em metade da turma assistir às aulas à distância e outra metade presente, o uso de máscara e o distanciamento social.
Na Austrália, cada estado obteve autonomia para decidir quando reabririam as escolas e as medidas que tomariam. No continente asiático a reabertura escolar não foi muito diferente sendo também obrigatório cumprir medidas e restrições.
Márcia e Soraia - 8ºAno
Revisão: Prof.ª Eva Pinto