Há alguns meses, não se fazia a ideia de que tantas mudanças ocorreriam em função de uma pandemia, menos ainda que a maioria das pessoas experimentariam emoções como medo e também preocupações com muita frequência.
O facto é que todos foram surpreendidos por esta situação e por isso é normal que algumas novas reações apareçam.
Todos nós jovens durante o confinamento em plena pandemia andávamos aborrecidos, preocupados e tristes, pois não estávamos preparados para lidar com uma mudança bruta que entrou pela vida de todos nós. Mas à medida que o tempo ia passando foi necessário aprendermos a lidar rapidamente com a nova doença (Covid-19) e com estas emoções sentidas.
Nesta situação, sinto-me com medo da minha própria contaminação ou de transmitir o vírus a familiares. Por isso devemos contribuir para uma melhoria, mantendo o distanciamento social, higienização das mãos com regularidade, uso obrigatória da máscara (…)
Estas emoções que sinto, eu própria as sei gerir: preciso de manter acima de tudo um pensamento positivo, gerir as emoções “negativas” e comportamentos/reações menos adequados, pois isso não resolve nada só nos vai causar imenso stress!!!
Devemos manter a nossa rotina diária.
Com o aparecimento da Covid-19 parece que estamos num mundo diferente em que a realidade é outra. Devemos tomar as devidas precauções de forma a que consigamos proteger-nos e aos outros.
Tudo isto vai passar. Juntos vamos conseguir derrotar o vírus!
Benedita - 8ºAno
Revisão: Prof.ª Arminda Afonso e Prof. Daniel Moura