Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As repercussões sociais decorrentes da pandemia por COVID-19 tiveram um impacto generalizado em todos os setores da Sociedade, e de forma mais incisiva, na área da Educação e do ensino, mais concretamente do Ensino Profissional que, de um momento para o outro, se viu privado de proporcionar aos formandos, aquele que é o ex-libris desta modalidade de ensino, a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), mais vulgarmente conhecida por estágio.

Neste contexto, as docentes das disciplinas de Higiene Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) [Deolinda Ricardo] e Comunicação e Relações Interpessoais (CRI) [Maria Ezequiel] do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, do 12ºano, turma D, perante formandos que, embora finalistas nunca realizaram a FCT, consideraram imprescindível proporcionar-lhes um contacto prévio com um dos contextos possíveis onde será realizada esta que constitui a nova etapa da sua formação.

Assim sendo, no passado dia 18, as docentes em questão, organizaram uma visita guiada ao Hospital da Misericórdia de Valpaços, sob orientação da Enfermeira Nádia Migueis que nos deu a conhecer, ao longo de toda a manhã, os serviços que compõem o hospital, nomeadamente a esterilização, o bloco operatório, a UCC (Unidade de Cuidados Continuados), o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) e internamento.

Ao longo da visita tivemos ainda a oportunidade de contactar diretamente com os profissionais de saúde responsáveis pelos vários serviços que gentilmente nos prestaram toda a espécie de informações, esclarecendo dúvidas, com muita clareza e profissionalismo.

Esta iniciativa teve como principais objetivos, imbuir os(as) formandos(as) do sentido de profissionalismo, vivenciado por todos estes profissionais que, trabalhando em Equipas multidisciplinares, procuram aliviar o sofrimento dos mais fragilizados, em termos de saúde geral, proporcionando-lhes bem-estar e consequentemente melhor qualidade de vida; contactar com equipamentos e compreender de forma holística o funcionamento dos serviços que constituem uma unidade hospitalar, bem como identificar e experenciar as funções do Técnico Auxiliar de Saúde nesta área.

A visita ultrapassou as expetativas dos(as) formandos(as) e das formadoras constituindo um enriquecimento pessoal e profissional.

Agradecer, desde já, a pronta e total disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, na pessoa do Senhor Provedor, Altamiro Claro, que prontamente acedeu ao nosso pedido, colaborando, juntamente com o Diretor de Saúde, senhor Fernando Fernandes, com o Agrupamento de Escolas de Valpaços no fortalecimento daquelas que já vem sendo as nossas práticas recorrentes em termos de Formação Profissional dos nossos jovens.


As docentes, Deolinda Ricardo e Maria Ezequiel

Sobre Nós

Bem-vindo ao Expressões, o único jornal escolar que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163