Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nos dias 23 e 24 de março decorreu no auditório da Escola Secundária de Valpaços uma Ação de Sensibilização intitulada “RELAÇÕES INTERPESSOAIS/VIOLÊNCIA E SEXUALIDADE”.

A referida ação foi dinamizada pelos formandos(as) do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito da disciplina de C.R.I. (Comunicação e Relações Interpessoais), tendo como responsável a professora da disciplina, Maria Ribeiro Ezequiel Dinis em colaboração com as docentes Ana Loreiro e Deolinda Ricardo [Diretora de Turma/Curso].

A ideia da realização desta ação de sensibilização surgiu na sequência de toda uma série de questões, dúvidas, inquietações manifestas, sobretudo em contextos informais, que assaltam os nossos jovens, de modo particular os adolescentes que frequentam o 12º ano de escolaridade, pelo que a criação de um tempo e um espaço aberto, numa versão intimista, onde os mesmos as pudessem ver esclarecidas e respondidas, com recurso a dinâmicas de grupo diversificadas, pareceu-nos ser urgente e oportuno.

Para a concretização da mesma contamos com a pronta colaboração de dois técnicos especializados na pessoa da Dr.ª Vera Pereira, psicóloga do SPO do nosso agrupamento, e simultaneamente representante do PIICIE do Município de Valpaços, para a abordagem do tema da Violência nas Relações Íntimas, a par com o Enfermeiro Ivo Barreira, da Equipa da Saúde Escolar, que teve a seu cargo o tema da Sexualidade.

O início da sessão ficou a cargo dos formandos que introduziram o tema da Comunicação, pedra angular sobre a qual se sustêm as demais áreas, enquanto elemento potenciador de Relações Interpessoais autênticas.

Por sua vez, a Dr.ª Vera Pereira abordou a temática da Violência no Namoro, realidade infelizmente cada vez mais recorrente e de forma mais gravosa, com a visualização de uma curta-metragem, clarificando o conceito de relação abusiva (comportamentos, tipos de violência, características da vítima e dos agressores e as suas consequências), numa perspetiva preventiva de tais comportamentos.

Dada a interdependência dos temas, seguiu-se a Sexualidade, desta feita a cargo do Enfermeiro Ivo Barreira, para o esclarecimento de dúvidas e desconstrução e desmistificação de alguns mitos associados, nomeadamente à temática das Expressões da Sexualidade e Diversidade.

A encerrar a sessão tivemos ainda oportunidade de contar com a colaboração dos alunos do 9ºA, na elaboração e aplicação de um Kahoot [desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com a disciplina de TIC (docente Francisco Carvalho)] alusivo aos Direitos Humanos.

Para finalizar, a todos quantos, de forma direta ou indireta, tornaram possível a realização deste evento o nosso muito obrigado, endereçando, desde já, um especial agradecimento à senhora Diretora do Agrupamento, Dr.ª Alexandra Doutel e da professora Valéria Lopes, pelo apoio prestado para a concretização da mesma.

Docente Maria Ezequiel | Dr.ª Vera Pereira (SPO) | Enfermeiro Ivo Barreira

 

Sobre Nós

Bem-vindo ao Expressões, o único jornal escolar que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163