Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Diariamente, em Portugal e no mundo, raparigas e mulheres são vítimas de algum tipo de violência, trata-se de uma persistente e devastadora violação dos Direitos Humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço das mulheres e raparigas já foram vítimas de algum tipo de violência.

Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres (CIG, 2019). O combate à violência doméstica é uma das prioridades do Governo.

Historicamente, a violência contra as mulheres constitui uma manifestação de relações de poder desiguais entre homens e mulheres, que levaram à discriminação e impediram o progresso pleno das mulheres.

Desde o início da pandemia COVID-19 e do confinamento tem-se assistido a um aumento significativo dos casos de violência doméstica.

Até hoje, 30 mulheres foram assassinadas por (ex)maridos, (ex)companheiros, (ex)namorados.

 

Como forma de alerta para este fenómeno social tão complexo, os alunos da Escola Secundária juntamente com o PIICIE  aliaram-se à campanha de sensibilização:

#25novembro

#diainternacionalpelaeliminaçãodaviolênciacontraasmulheres

#campanha20/20

As palmas da mão pela eliminação da violência contra as mulheres!

O número 20 nas mãos representa as mulheres assassinadas até agosto de 2020.

                                                                                                      

Fotografias da Campanha "As Mãos como um STOP"

 

Liliana Chaves, Assistente Social

PIICIE

TAGS: , ,

Sobre Nós

Bem-vindo ao Expressões, o único jornal escolar que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163