No dia 07 de abril, após semanas de preparação, os alunos da turma do 8ºD do nosso Agrupamento iniciaram a fase de plantação de árvores nos canteiros envolventes ao campo de jogos exterior da Escola Secundária de Valpaços.
Impulsionados pela exploração do domínio Educação Ambiental no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma decidiu escolher um projeto que abrangesse o tema do ambiente. Um tema extremamente atual e essencial nos dias de hoje, um tema que mude a maneira de pensar de muitas pessoas para que todos tenhamos a consciência de cuidar das florestas, dos espaços verdes, dos habitats dos animais e, acima de tudo, promover um ar muito mais puro através da plantação de árvores.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos começaram por planear as atividades que fariam ao longo do ano letivo para ter tudo bem organizado e assim serem o mais eficientes possível no desenvolvimento do projeto. Tomada a decisão de se melhorar os jardins da escola, optaram por dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior, pela turma do 9ºD. Assim, foram ao terreno, analisaram os espaços, mediram e marcaram as áreas, fizeram um simples levantamento das espécies existentes e registaram problemas identificados como, por exemplo, os espaços sem árvores e descuidados, a falta de limpeza de algumas áreas ou a existência de lixo. Realizaram ainda uma sementeira de plantas, nomeadamente liquidâmbar, sobreiro e carrasco que já brotaram.
Com o desenrolar das atividades, a turma do 8ºD viu o seu projeto ser reconhecido ao ser integrado no plano de ação do Projeto Eco-Escolas. Com a colaboração dos professores coordenadores deste projeto, foi contactada a chefe do departamento de espaços verdes da Câmara Municipal de Valpaços, engenheira Paula Magalhães, que, sempre pronta, auxiliou a selecionar as plantas certas para os lugares certos.
Mesmo com a interrupção das aulas presenciais o projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma do 8ºD não ficou parado. Os alunos continuaram a explorar o tema do ambiente e das florestas, em especial as florestas autóctones, conceberam logótipos e criaram slogans para a identificação do projeto, descobriram curiosidades relacionadas com o ambiente, as árvores, as florestas e as plantas autóctones. Futuramente, pretendem utilizar as redes sociais para consciencializar a comunidade para a importância de proteger o nosso planeta e simultaneamente apresentar o trabalho realizado.
Com este caminho feito, na manhã de quarta-feira, com todo o entusiasmo, iniciou-se a plantação. Iniciaram os trabalhos estudando a planta dos espaços onde estavam registadas as espécies a plantar e as distâncias entre cada uma delas; de seguida, retificaram medidas e iniciaram a marcação do local onde cada espécie irá ser plantada; posteriormente, procederam à abertura das covas e plantaram-se cinco nogueiras que foram trazidas pelo professor José Freitas. Para o futuro irão plantar árvores autóctones e ajudá-las a crescer.
O projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma prevê requalificar os espaços verdes envolventes ao campo de jogos exterior. Para o espaço entre o campo azul e o ginásio está programado um jardim de plantas autóctones, espaço com função pedagógica que algumas disciplinas poderão vir a usar para trabalhar os seus conteúdos. Nos canteiros alvo de intervenção está planeado ser plantadas as seguintes espécies: castanheiro, nogueira, carvalho português, carvalho americano, pseudotsugas, acer negundo, amendoeira, liquidâmbar, carrasco e sobreiro.
Os professores Alexandre Caetano (Cidadania e Desenvolvimento e EMRC), José Mimoso (Ed. Física), Daniel Moura e José Freitas (coordenadores do projeto Eco-Escolas), a engenheira Paula Magalhães e a D. Sandra (do departamento de espaços verdes da Câmara Municipal de Valpaços) colaboraram com os alunos da turma do 8ºD.
Filipa e Constança - Projeto de Cidadania do 8ºD
Revisão: Prof. Daniel Moura