Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Com a chegada do novo ano letivo, as escolas de vários pontos do mundo, retomaram as aulas presenciais. Devido à situação do novo Coronavírus o regresso escolar veio com algumas restrições e medidas sanitárias.  

Em Portugal o regresso às aulas começou de forma presencial, com um ano letivo mais longo, uso obrigatório de máscara e distanciamento de dois metros dentro das salas.  

Já na Dinamarca, o primeiro país europeu a voltar às aulas ditas normais, inicialmente só reabriram o ensino primário enquanto os alunos do ensino secundário e universitário continuaram com as aulas à distância mais um mês. Este país reabriu as escolas com o uso obrigatório de máscara, distanciamento de dois metros, lavagem obrigatória das mãos de uma em uma hora e a proibição de reunião de professores, sendo estas feitas à distância. 

A França optou pelo retorno gradual, após um mês e meio em confinamento, a reabertura começou também pelas pré-escolas. Contudo, das milhares instituições que reabriram, 70 precisaram de ser novamente fechadas devido ao aparecimento de novos casos de Covid-19. Este país aderiu medidas obrigatórias para um bom funcionamento escolar, nas quais se destacaram a redução do número de alunos nas salas com o máximo de 15 pessoas, o ensino híbrido que consiste em metade da turma assistir às aulas à distância e outra metade presente, o uso de máscara e o distanciamento social. 

Na Austrália, cada estado obteve autonomia para decidir quando reabririam as escolas e as medidas que tomariam. No continente asiático a reabertura escolar não foi muito diferente sendo também obrigatório cumprir medidas e restrições.  

Márcia e Soraia - 8ºAno

Revisão: Prof.ª Eva Pinto

Sobre Nós

Bem-vindos ao Jornal Online "Expressões", o único que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.