Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Por vezes temos alguns tempos livres quando os professores faltam. Quando isso acontece devemos ocupar o nosso tempo com atividades produtivas a nível emocional pois é algo que diariamente não fazemos, não só por talvez não termos tempo, mas também por não termos interesse. 

A Lili é a pessoa que normalmente substitui esses professores e na minha opinião isso é uma bênção. Com ela podemos desabafar, mas também mantermo-nos ligados ao nosso espírito, à nossa alma e a nós mesmos. Fazemos diversas atividades desde amor-próprio à gestão de emoções - como a meditação. Sim! E isso mesmo: meditação! 

A meditação é algo que antes não tinha uma necessidade de ter na minha rotina porque ainda não tinha descoberto o seu verdadeiro significado, mas depois das "sessões" de meditação com a Lili descobri que é algo que realmente preciso, é algo que me mantém num mood tão calmo, tão relaxado, que ajuda tanto a nível emocional, como ao nível do sucesso escolar. A última sessão que tivemos foi a propósito disto mesmo (estudos, escola, concentração etc…): fizemos um género de desbloqueador de “emoções negativas” para estimular a concentração, que considerei muito útil e que ajuda imenso a descontrair e esquecer o stresse que nos rodeia. 

Um outro assunto pelo qual escrevo é o "Laboratório de Emoções". Embora à primeira vista possa parecer estranho pretendo aqui explicar o seu significado. Consiste num grupo de Instagram, criado por alunos e gerido pela Lili, onde fazemos atividades relacionadas com a mesma temática das aulas de substituição, porém de uma forma mais complexaNestas somos abordados pela Lili com pequenas publicações do Instagram ou excertos de livros e o objetivo é refletirmos criticamente sobre as mesmas e escrever um pouco, abrir o nosso coração e deixarmo-nos levar pelas emoções que nos percorrem no momento dando asas à nossa alma e sentindo como se um peso nos tivesse saído das costas. 

Participo no projeto e tenho um carinho enorme pelo mesmo. Adoro escrever e saber que a Lili vai estar lá para me ouvir a qualquer momento e poder saber que temos alguém assim é tão bom! 

Tento sempre realizar as reflexões não por obrigação, mas porque sinto que elas me fazem bem e me deixam ser livre à minha maneira. 

Isto ao longo do tempo vai-me tornando uma pessoa cada vez melhor e vai-me ajudando nesta caminhada que é a vidaque temos de ultrapassar vários obstáculos, mas que são sempre necessários pois, sejam eles grandes ou pequenos, tornam-nos quem realmente somos. 

Apelo também a todos os interessados a participar do nosso grupo/família a mandarem mensagem à Lili ou mesmo a mim para podermos contar convosco para fazer parte deste percurso juntos. 

Tenho uma última coisa a citar: "Tempos difíceis fazem pessoas fortes" e com isto quero dizer que nunca desistam dos vossos sonhos e não deixem que um mau dia vos estrague todos os dias bons. 

Leonor, 8ºAno

Revisão: Prof.ª Arminda Afonso e Prof. Daniel Moura 

 

Sobre Nós

Bem-vindos ao Jornal Escolar "Expressões", o único que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163