Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 3 do corrente, os formandos do 12º D, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, levaram a cabo, no âmbito do PAA e da disciplina de Comunicação e Relações Interpessoais (CRI), uma ação de sensibilização intitulada “Sanduíche de Emoções”, sob a orientação da docente da disciplina, Maria Ribeiro Ezequiel Dinis, e em parceria com a Dr.ª Vera Pereira do SPO, da Dr.ª Liliana Chaves (representante do PIICIE) e da docente, Francelina Amaro, do Projeto de Meditação e Relaxamento.

A escolha desta data deveu-se ao comemorar do Dia Mundial da Sanduíche, pois, à semelhança da mesma, também nós, no nosso dia-a-dia, sentimos várias emoções que, por vezes, desconhecemos ou não conseguimos controlar. Nesse sentido, surgiu a ideia desta ação de sensibilização direcionada aos alunos do 10º ano de escolaridade, dadas as inquietações, anseios e preocupações evidenciadas, por este grupo de discentes, quer a nível do foro privado, quer a nível escolar.

Desta feita o objetivo principal da mesma visou o reconhecer a Comunicação, enquanto arte, na construção das Relações Interpessoais, estabelecidas diariamente, nos mais variados contextos; na identificação e gestão das emoções, bem como dar-lhes a conhecer algumas técnicas de relaxamento, mais comuns, no tratamento de situações difíceis.

Em relação a esta última questão foi igualmente reforçada a importância de pedir ajuda, sempre e quando considerarem que, sozinhos não as conseguem controlar, devendo recorrer aos técnicos especializados, e ao dispor, nos diferentes serviços existentes na escola, nomeadamente do SPO, do Laboratório de Emoções, e junto dos próprios docentes.

A docente da disciplina, Maria Ribeiro Ezequiel Dinis

Sobre Nós

Bem-vindo ao Expressões, o único jornal escolar que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163