Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

1. O QUE É O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS?

O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades. O Orçamento Participativo do AEV cria, portanto, um mecanismo que permite aos alunos envolverem-se, ativamente, na melhoria das vivências ou dos processos de aprendizagem da sua escola, fomentando o espírito de participação e de cidadania e valorizando a sua opinião em decisões que os afetam diretamente. Ao mesmo tempo, estimulam-se as suas escolhas responsáveis, a sua familiaridade com os mecanismos do voto e a sua participação na concretização da execução das escolhas efetuadas.

 

2. QUEM PODE PARTICIPAR?

Alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

 

3. QUAL É O MONTANTE DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA ESCOLA?

No caso de estabelecimentos de ensino com menos de 500 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, o valor do orçamento é de 500€.

 

4. QUAIS AS ETAPAS E PRAZOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS?

a) Definição da coordenação e divulgação pública dos procedimentos e prazos para a apresentação de propostas — até ao final do mês de março; 

b) Desenvolvimento e apresentação de propostas — até ao final do mês de abril; 

c) Divulgação e debate das propostas — nos 10 dias úteis anteriores à votação (13 a 26 de maio de 2021); 

d) Votação das propostas — no dia 27 de maio; 

e) Apresentação dos resultados — até cinco dias úteis após a votação (até 4 de junho de 2021); 

f) Planeamento da execução — até ao final de junho de 2021; 

g) Execução da medida — até ao final do respetivo ano civil (31 de dezembro 2021). 

 

5. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS?

Os objetivos do Orçamento Participativo das Escolas são: 

- Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, reflexiva e de mobilização coletiva, assim como o seu conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática;

- Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas;

- Reforçar a gestão democrática das escolas, assim como a identificação e a responsabilidade dos estudantes relativamente à escola que frequentam;

- Contribuir para as comemorações do Dia do Estudante.

 

6. COMO POSSO OBTER ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS SOBRE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS?

A nível local, a Direção do AEV com o intuito de coordenar e responder às dúvidas da comunidade escolar, delega, nos coordenadores locais do projeto:

- EB 2/3 José do Anjos – Professor Alexandre Mendes

- Escola Secundária de Valpaços – Professora Cynthia Coelho

 A nível nacional, poderá consultar a página sobre o Orçamento Participativo das Escolas no sítio da DGEstE e contactar, diretamente, os serviços da DGEstE, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

7. COMO POSSO APRESENTAR A MINHA PROPOSTA?

Cada projeto deverá:

- Ser apresentado no formato definido | descarregue o modelo e preencha-o;

- Identificar claramente uma melhoria pretendida na escola;

- Cada proposta poderá ser apresentada individualmente ou em grupo até um máximo de 5 proponentes;

- Junto com a proposta deverá entregar a lista de apoiantes com pelo menos 5% dos estudantes do 3.ºCEB e/ou do Ensino Secundário que frequentam a escola;

Entrega das propostas | por e-mail

 

Por e-mail (obrigatório):

- EB 2/3 José do Anjos – Professor Alexandre Mendes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

- Escola Secundária de Valpaços – Professora Cynthia Coelho (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

Os subscritores de cada proposta deverão ser identificados por: nome (completo), n.º processo e assinatura.

 

Documentos:

Formulário | Despacho nº436-A | Edital

Para mais informações - https://opescolas.pt/

Sobre Nós

Bem-vindos ao Jornal Online "Expressões", o único que te vai manter a par de todas as notícias do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

Contactos

Escola Secundária de Valpaços (Sede)
Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços – Portugal
(+351) 278 717 163

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Valpaços é constituído pelas escolas: Escola Secundária de Valpaços (Sede); Escola Básica Júlio do Carvalhal de Valpaços; Centro Escolar de Valpaços; Escola Básica José dos Anjos de Carrazedo de Montenegro; Escola Básica de Lebução; Escola Básica de Vilarandelo; Jardim de Infância de Argeriz; Jardim de Infância de Veiga de Lila.